M. C. ESCHER

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

1º CICLO DE LEITURAS NO NUESTRO SUR BRASIL - ACADEMIA DE CIÊNCIA SOVIÉTICA

ACADEMIA DE CIÊNCIA DA URSS



Terça-feira, 12 de dezembro de 2017 aconteceu o último encontro do primeiro ciclo de leituras: "Ciências da Natureza e Materialismo Dialético".

Nesse encontro debatemos as ideias que eram frequentemente disseminadas na academia de ciência da URSS. 

Do livro escolhido para esse último encontro, fizemos uma leitura do autor K. V. Moroz, com o artigo "O Desenvolvimento Como Passagem das Mudanças Quantitativas às Transformações Radicais de Qualidade". Com este texto, retomando as discussões que fizemos no primeiro encontro. Isto é, um retorno ao pensamento de Friedrich Engels com as categorias da dialética hegeliana numa interpretação materialista dos fenômenos da natureza. Assim fechamos todo um ciclo que tem como objetivo investigar aquilo que podemos chamar de "Dialética da Natureza".

Ao término da leitura, fizemos uma dinâmica por meio de experimento empírico para voltar numa discussão que praticamente em quase todos os encontros estava bem latente, que era a questão da natureza da realidade. Nesse sentido, foi proposto um experimento no qual os membros participantes deveriam descobrir, ou em outras palavras, criar um modelo de realidade sobre a forma de um objeto que não se encontrava visível. Tendo apenas duas maneiras de mediação para captar a essência desse objeto que se encontrava debaixo de uma tábua (tábua de Prigogine). Veja as fotos.

Assim foi o encerramento do primeiro ciclo de leituras no Nuestro Sur Brasil.





2 comentários:

MÁQUINA À VAPOR