RESUMO
Este artigo trata das teorias de Ilya Prigogine e as contribuições destas para o Ensino de
Ciências. Prigogine foi autor da teoria das estruturas dissipativas e realizou várias pesquisas
sobre o tempo e leis do caos e da natureza. A discussão destes conceitos proporcionou uma
compreensão mais adequada de inúmeros conceitos físicos e químicos que foram essenciais
na elaboração do cenário que deu origem a uma metamorfose da ciência. Esse cenário
favorece o Ensino de Ciências à medida que contribui para a inovação de conceitos da física,
química e matemática que já encontraram seus limites, mas, sobretudo pela incorporação da
reflexão do papel da ciência e da relação que o homem estabelece com a natureza,
reafirmando o caráter evolutivo e incerto desta. Com a discussão da flecha do tempo,
Prigogine traz ao campo científico conceitos essenciais para a nova ciência, a irreversibilidade
e o indeterminismo, obrigando a ciência clássica a rever suas concepções do tempo.
Palavras Chaves: Prigogine, Estruturas Dissipativas, Caos, Tempo, Ensino de Ciências
COSTA, M., CUNHA, L., GHEDIN, E. As Estruturas Dissipativas: possíveis contribuições para o ensino de ciências a partir do pensamento de Ilya Prigogine. VII Enpec, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário