M. C. ESCHER

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

As Estruturas Dissipativas: possíveis contribuições para o ensino de ciências a partir do pensamento de Ilya Prigogine.

RESUMO

Este artigo trata das teorias de Ilya Prigogine e as contribuições destas para o Ensino de Ciências. Prigogine foi autor da teoria das estruturas dissipativas e realizou várias pesquisas sobre o tempo e leis do caos e da natureza. A discussão destes conceitos proporcionou uma compreensão mais adequada de inúmeros conceitos físicos e químicos que foram essenciais na elaboração do cenário que deu origem a uma metamorfose da ciência. Esse cenário favorece o Ensino de Ciências à medida que contribui para a inovação de conceitos da física, química e matemática que já encontraram seus limites, mas, sobretudo pela incorporação da reflexão do papel da ciência e da relação que o homem estabelece com a natureza, reafirmando o caráter evolutivo e incerto desta. Com a discussão da flecha do tempo, Prigogine traz ao campo científico conceitos essenciais para a nova ciência, a irreversibilidade e o indeterminismo, obrigando a ciência clássica a rever suas concepções do tempo. 

Palavras Chaves: Prigogine, Estruturas Dissipativas, Caos, Tempo, Ensino de Ciências 

COSTA, M., CUNHA, L., GHEDIN, E. As Estruturas Dissipativas: possíveis contribuições para o ensino de ciências a partir do pensamento de Ilya Prigogine. VII Enpec, 2009.

☭ TEXTO COMPLETO EM PDF ☭ As Estruturas Dissipativas: possíveis contribuições para o ensino de ciências a partir do pensamento de Ilya Prigogine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÁQUINA À VAPOR