M. C. ESCHER

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Um novo diálogo com a natureza: Prigogine e Stengers e suas contribuições para um repensar na educação


RESUMO

No decorrer do século XX, as investigações cientificas têm demonstrado novas visões sobre a natureza, que surgem num contexto caracterizado pelos crescentes questionamentos sobre os saberes humanos. Leis antes consideradas algo absoluto, imutável, afastado da realidade em que vivemos, hoje tendem a ser compreendidas como interpretações de uma realidade que não abrange a sua totalidade, constituindo referenciais para uma interpretação muito mais ampla que não conseguimos abraçar por completo. As verdades absolutas estão sendo questionadas em sua significação, e esses questionamentos podem ser definidos como reflexo do contexto histórico que os incentiva. A visão de Ilya Prigogine e sua teoria das estruturas dissipativas contribuem para um novo diálogo com a natureza, partindo da compreensão do desenvolvimento histórico da ciência, que é caracterizado por uma série de transformações nas concepções sobre a natureza. Relaciono, nesse sentido, o papel decisivo da educação como um todo, e do ensino de ciências, no enfrentamento dessas questões.

JACOBS, A. Liriane. Um novo diálogo com a natureza: Prigogine e Stengers e suas contribuições para um repensar na educação, Revista Faz Ciência, V. 4, nº 1, p. 87-102, 2002.

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