M. C. ESCHER

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

1º CICLO DE LEITURAS NO NUESTRO SUR BRASIL - KHALIL M. FATALIEV

5º ENCONTRO: KHALIL MAGOMEDOVICH FATALIEV

Na sexta-feira, 01 de dezembro de 2017, aconteceu no Nuestro Sur Brasil o quinto encontro do primeiro ciclo de leituras: Ciências da Natureza e o Materialismo Dialético. Colocamos na mesa de discussão o pensamento do físico russo Kh. Fataliev (1915 - 1959), partindo da leitura do capítulo 2 da obra "O Materialismo Dialético e as Ciências da Natureza" publicado pela editora Zahar em 1966.

Nesse livro Fataliev resgata na história das ciências o surgimento do materialismo dialético, como um sistema de lógica que vem para superar os dilemas entre o pensamento metafísico e a lógica idealista. Se contrapondo ao positivismo e o que veio a se constituir como neo positivismo. Fataliev lança um debate aprofundado para entender as raízes do elo histórico entre o desenvolvimento do materialismo dialético e o das Ciências. Buscando uma solução para as seguintes questões:

1. A que se devia o caráter mecanicista e limitado, metafísico, da representação da natureza nos séculos XVII e XVIII e qual a relação entre conteúdo científico e teórico do progresso das Ciências nessa época e a dialética materialista?

2. Que descobertas serviam de ponto de partida para a nova via antimetafísica do desenvolvimento das Ciências teóricas, que criou, por volta de 1840, as condições científicas que permitiram o nascimento do materialismo dialético?

3. Que descobertas científicas representam um papel decisivo na formação das concepções materialistas dialéticas da natureza?

ADVERTÊNCIA

O livro que apresentamos a nossos leitores deve-se à pena do falecido Professor Fataliev, da Universidade de Moscou.

O autor, doutor em Ciência Físicas e Matemáticas, realizou pesquisas no domínio da eletrônica e publicou diversos trabalhos consagrados a um dos problemas cruciais da Física contemporânea: o estudo de numerosas propriedades do plasma.

O professor Fataliev publicou três monografias sobre as implicações filosóficas da Ciência. Duas delas examinam o papel da Ciência na vida da sociedade. A terceira é a que oferecemos à atenção do leitor. O autor nela estuda, do ponto de vista do método marxista, uma variedade de questões bastante grande levantada pelo desenvolvimento da pesquisa em nossos dias.

Além dessas monografias ele nos deixou grande número de artigos esclarecendo diversas questões da história e da metodologia das Ciências, dos quais uma parte importante foi reunida numa coletânea póstuma pelas Edições da Universidade de Moscou, em 1962, sob o título de "O Marxismo-Leninismo e as Ciências da Natureza".

Morte trágica veio interromper a atividade científica do Professor Fataliev em plena expansão: pereceu num acidente de aviação, no outono de 1959, quando não havia ainda completado 45 anos.

FATALIEV. Kh. O Materialismo e as Ciências da Natureza. Rio de Janeiro: Zahar, 1966, p. 7.

REGISTRO DA ATIVIDADE NO NUESTRO SUR BRASIL

Veja também a exposição que fizemos com cartazes mostrando o desenvolvimento da Ciência Soviética, e a homenagem que realizamos ao centenário de nascimento de Ilya Prigogine.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÁQUINA À VAPOR