M. C. ESCHER

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

PROJETO SOCIALISTA CYBERSYN (SYNCO)

"A ciência moderna, e em particular a computação eletrónica, oferecem ao governo uma nova oportunidade de lidar com os complexos problemas modernos da economia. Constatámos que, nos países ditos desenvolvidos, o poder da ciência ainda não foi utilizado. Nós desenvolvemos um sistema com o nosso próprio espírito.
O que hoje ouviram é revolucionário. Não o é apenas porque é a primeira vez que isto é feito no mundo. É revolucionário porque estamos perante um esforço deliberado para dar às pessoas o poder que a ciência nos dá, de uma forma que as pessoas possam usá-la livremente."
Discurso de Salvador Allende na apresentação do projeto Cybersyn (1972).


PROJETO CYBERSYN

É um projeto chileno desenvolvido durante os primeiros anos da década de 1970 e primeira tentativa latino-americana de criar uma rede capaz de transmitir informações em tempo real. o Projeto cibernético do governo socialista foi pioneiro na América Latina.Cinco lições de um Projeto de Computação Socialista no Chile de Salvador Allende.Embora frequentemente nos digam que o passado guarda lições sobre como abordar o presente, raramente olhamos para tecnologias mais antigas buscando inspiração. Ainda mais raro é sugerir que experiências históricas de nações menos industrializadas possam ter algo a nos ensinar sobre os problemas tecnológicos de hoje – e menos ainda que um projeto socialista de décadas atrás poderia oferecer maneiras de pensar sobre tecnologias promovidas por capitalistas do Vale do Silício.



Cinco lições de um projeto de computação socialista no Chile de Salvador Allende.
por Eden Medina, na Revista Jacobin, Abril de 2015
Embora frequentemente nos digam que o passado guarda lições sobre como abordar o presente, raramente olhamos para tecnologias mais antigas buscando inspiração. Ainda mais raro é sugerir que experiências históricas de nações menos industrializadas possam ter algo a nos ensinar sobre os problemas tecnológicos de hoje – e menos ainda que um projeto socialista de décadas atrás poderia oferecer maneiras de pensar sobre tecnologias promovidas por capitalistas do Vale do Silício.
No entanto, um sistema de computação construído no Chile socialista na década de 1970 – o Projeto Cybersyn – oferece inspiração sobre como devemos pensar sobre tecnologia e dados hoje.
O Projeto Cybersyn foi um projeto tecnológico corajoso vinculado a um projeto político corajoso. Surgiu no contexto do caminho pacífico do Chile para o socialismo: Salvador Allende [1] venceu a presidência chilena em 1970 com a promessa de construir uma sociedade fundamentalmente diferente. Seu programa político faria [2] do Chile um Estado socialista democrático, respeitando [3] a constituição do país e as liberdades individuais.
Estabelecer o controle estatal das indústrias mais importantes do Chile constituia uma tábua central da plataforma de Allende, mas criou dificuldades de gestão. O governo tinha uma experiência limitada nesta área. No entanto, no final de 1971, tinha assumido o controle de mais de cento e cinqüenta empresas, entre as quais doze das vinte maiores empresas do Chile.
O problema de como administrar essas empresas recém socializadas levou um jovem engenheiro chileno chamado Fernando Flores a entrar em contato com um especialista britânico em cibernética chamado Stafford Beer e pedir conselhos. Flores trabalhava para a agência governamental encarregada do esforço de nacionalização; Beer era um consultor internacional de negócios conhecido por seu trabalho na área da cibernética administrativa, que ele definia como a “cibernética da organização eficaz.”
Juntos, formaram uma equipe de engenheiros chilenos e britânicos e desenvolveram um plano para um novo sistema tecnológico que melhoraria a capacidade do governo de coordenar a economia estatal.
O sistema proporcionaria acesso diário aos dados de produção de fábrica e um conjunto de ferramentas computadorizadas que o governo poderia usar para prever o comportamento econômico futuro. Também incluía uma sala de operações futurista que facilitaria a tomada de decisão do governo através de conversação e melhor compreensão dos dados. Beer imaginou maneiras de aumentar a participação dos trabalhadores na economia e preservar a autonomia dos gerentes de fábrica, mesmo com a expansão da influência do Estado.
Membros do governo chileno acreditavam que o sistema reforçaria o sucesso do programa econômico de Allende e, por extensão, a revolução socialista do Chile. Beer nomeou o sistema ‘Cybersyn’ em reconhecimento da cibernética, os princípios científicos orientando seu desenvolvimento e sinergia, a idéia de que todo o sistema era mais do que a soma de suas partes tecnológicas.
Mesmo décadas depois de sua criação, o Projeto Cybersyn ainda tem valiosas lições para hoje. Em primeiro lugar, nos lembra que o Estado desempenha um papel importante no design técnico e pode ajudar a dar forma a inovações que visam beneficiar a sociedade e dar apoio aos grupos marginalizados, em vez da estreiteza de atingir metas de eficiência ou do foco único em aumentar os lucros. [4] Em segundo lugar, precisamos ser vigilantes sobre as formas em que o viés do design pode limitar a eficácia das tecnologias para o aumento da participação e inclusão democrática.
Em terceiro lugar, enquanto o fluxo atual de novos produtos sugere que as tecnologias se tornam obsoletas rapidamente, usar tecnologias mais antigas na verdade pode resolver problemas, mantendo baixos os custos e gerando menos desperdício. Em quarto lugar, proteger a privacidade é necessário para evitar potenciais abusos de controle centralizado de dados. E, finalmente, precisamos pensar criativamente sobre mudar sistemas sociais e organizacionais se quisermos aproveitar ao máximo a tecnologia; a inovação tecnológica por si só não fará do mundo um lugar melhor.

1. O estado e suas prioridades moldam como a tecnologia é projetada e usada.

O Estado desempenha um papel importante [5] na formação da relação entre trabalho e tecnologia, e pode pressionar pela concepção de sistemas que beneficiem as pessoas comuns. Também pode ter o efeito oposto. Na verdade, a história da computação no contexto dos EUA tem sido fortemente ligada ao comando, controle e esforços de automação por parte do governo. [6]
Mas não precisa ser desse jeito. Considere como o governo de Allende abordou a questão de tecnologia-e-trabalho na concepção do Projeto Cybersyn. Allende fez com que o aumento do emprego fosse central tanto para seu plano econômico como para sua estratégia geral para ajudar os chilenos. Seu governo pressionou por novas formas de participação dos trabalhadores no chão de fábrica e pela integração do conhecimento do trabalhador na tomada de decisões econômicas.
Esse ambiente político permitiu que Beer, o cibernético britânico prestando assistência ao Chile, visse a tecnologia computacional como uma forma de empoderar os trabalhadores. Em 1972, ele publicou um relatório para o governo chileno que propunha dar aos trabalhadores chilenos, e não aos gerentes ou tecnocratas do governo, o controle do Projeto Cybersyn. Mais radicalmente, Beer imaginou uma maneira para que os trabalhadores do Chile participassem no projeto do Cybersyn.
Ele recomendou que o governo permitisse que os trabalhadores – e não os engenheiros – construissem os modelos das fábricas controladas pelo Estado porque eles estavam mais qualificados para entender as operações no chão de fábrica. Os trabalhadores, assim, ajudariam a projetar o sistema que eles iriam, em seguida, executar e usar. Permitir que os trabalhadores usassem tanto suas cabeças como suas mãos limitaria o quão alienados se sentiriam de seu trabalho.
A ideia de Beer para participação democrática tinha suas falhas: por exemplo, ele não considerou como a codificação do conhecimento de trabalhadores no software de um sistema computadorizado poderia resultar no eventual desempoderamento dos trabalhadores, especialmente se o contexto político mudasse.
Mas Beer mostrou uma capacidade de imaginar como a informatização em um cenário de fábrica poderia trabalhar em direção a um fim diferente de acelerações e desqualificações – os resultados do desenvolvimento capitalista que estudiosos do trabalho como Harry Braverman testemunharam nos Estados Unidos, onde o governo não tinha o mesmo compromisso de limitar ativamente o desemprego ou de incentivar a participação dos trabalhadores.
Braverman publicou seu clássico ‘Labor and Monopoly Capital’ [‘Trabalho e Capital Monopolista’] [7] em 1974, pouco tempo depois da época em que Beer estava trabalhando para o governo de Allende. Nele, observava como tecnologias como máquinas controladas por computador contribuem para a automação do trabalho e levam à desqualificação dos trabalhadores, mesmo em campos altamente especializados como engenharia.
Ele encontrou o mesmo processo funcionando no contexto do uso do computador no escritório. Os computadores tornam o trabalho de escritório cada vez mais rotineiro e dão à gerência uma maneira fácil de monitorar a quantidade de trabalho que cada operador executa. A velocidade de trabalho aumentada tem o potencial de resultar em mais demissões.
Beer via a informatização de maneira diferente, principalmente porque o Estado chileno insistia em que seu sistema computadorizado socialista fosse projetado para fins diferentes do que aqueles descritos por Braverman. Isso deu a Beer a liberdade de reconceitualizar como tecnologias podem moldar o trabalho no chão de fábrica e ver computadores como um meio de empoderar os trabalhadores.
O Projeto Cybersyn mostra que o estado pode criar as condições para novas direções no pensamento de projetos. O estado pode exigir (e inspirar) tecnólogos a considerar como os sistemas beneficiam os interesses da cidadania mais ampla, o que pode ou não se alinhar com lucro, sucesso no mercado, eficiência, elegância técnica ou no design do sistema. A inovação em computação não nasceu com as startups do Vale do Silício, e pode prosperar adotando considerações de projeto que estão fora do escopo do mercado.

2. Os sistemas do futuro devem ser livres dos preconceitos de hoje.

Preconceitos herdados não serão perdidos da noite pro dia, razão pela qual precisamos permanecer vigilantes sobre as formas de preconceito que podem penetrar e dar forma ao projeto do sistema. Deixadas sem verificação, tecnologias para aumentar a participação democrática e melhorar a interação homem-máquina também podem excluir e marginalizar setores da população. Aqui, também, o Projeto Cybersyn oferece insights importantes.
O Projeto Cybersyn é mais conhecido por sua sala de operações, um espaço futurista [8] que foi projetada para facilitar a tomada de decisão democrática. Consistia de sete cadeiras dispostas em círculo dentro de uma sala hexagonal. A equipe do projeto insistiu em um número ímpar de cadeiras para evitar um empate ao votar. Também rejeitaram a presença de uma mesa, que eles sentiam encorajar o baralhar de papéis em vez de uma discussão animada.
Uma série de telas se alinhavam nas paredes da sala, que exibiam dados sobre o estado da economia, bem como sinais de alerta indicando áreas necessitando de atenção governamental urgente. As telas nas parede usavam cores, luzes e design de gráficos de formas que ajudassem os ocupantes a entender rapidamente as complexidades do setor industrial chileno. Os primeiros planos para a sala ainda incluíam espaço para um mini-bar.
As cadeiras da sala exibiam marcas similares de pensamento de projeto cuidadoso. Por exemplo, os ocupantes iriam navegar nas informações das telas usando os botões de “mãos grandes”, localizados nos apoios dos braços das cadeiras. Esses grandes botões geométricos substituíram o teclado tradicional e refletiam a consciência de classe da equipe de design. Seu fundamento era que os trabalhadores chilenos não teriam experiência usando um teclado, e que os botões geométricos ofereciam uma alternativa amigável que permitiria a participação de trabalhadores.
A equipe considerava altos funcionários do governo como os outros usuários prováveis da sala. Esses funcionários também tinham uma experiência limitada com teclados, mas por uma razão diferente: eles tinham secretárias femininas. Como notou Beer, a adoção de um teclado “insinuaria uma garota entre eles e o maquinário. . . [Sendo que seria] vital que os ocupantes interagissem diretamente com a máquina, e uns com os outros. “
Os botões, portanto, forneciam uma maneira de eliminar mulheres deste espaço de tomada de decisão. Eles também incentivavam formas de expressão masculina. Como Beer escreveu, os botões poderiam ser “socados” quando um ocupante quisesse fazer um ponto.
Tais decisões de projeto não eram neutras. Elas refletiam quem a equipe de design acreditava que iria manter o poder no contexto revolucionário do Chile e reforçavam essa visão. Trabalhadores de fábricas e burocratas do governo, todos homens, teriam poder de tomada de decisão. Outros tipos de trabalhadores, tais como trabalhadores de escritório e mulheres, não.
Essas decisões de projeto ilustram uma lacuna na imaginação revolucionária do Chile. Elas também ilustram como nossas suposições sobre gênero e classe podem viajar conosco, mesmo quando imaginamos um futuro mais igualitário e justo.

3. Podemos fazer mais com menos e ajudar o meio-ambiente no processo.

Novas tecnologias vêm com custos ambientais significativos em termos de consumo e eliminação de dispositivos electronicos. As vendas globais de dispositivos eletrônicos dobraram entre 1997 e 2009. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, em 2009, as pessoas nos Estados Unidos descartaram 29,4 milhões de computadores e 129 milhões de dispositivos móveis. Os EUA tiveram a maior quantidade de e-desperdício no mundo em 2012, com 9.4 milhões de toneladas métricas geradas. Grande parte desse desperdício é manuseado em lugares como China, Índia e Paquistão, onde a recuperação de materiais valiosos como o ouro pode expor os trabalhadores ao chumbo e outros metais tóxicos.
O mercado atual de produtos eletrônicos depende da obsolescência planejada [9]: produtos antigos rapidamente se tornam desatualizados e fora de moda. Mas estender a vida útil de nossos dispositivos eletrônicos ajuda a resolver o problema do e-desperdício. O Projeto Cybersyn mostrou que é possível criar um sistema de ponta usando tecnologias que não são de estado-da-arte. Demonstra que o futuro pode ser ligado ao passado tecnológico.
Quando o Projeto Cybersyn foi construído durante a década de 1970, haviam aproximadamente 50 computadores em todo o Chile, e a maioria desatualizada. Nem o Chile poderia pedir ajuda à IBM. A IBM diminuiu suas operações no Chile após a eleição de Allende porque temia que o governo chileno os nacionalizasse. O governo Nixon também instituiu um “bloqueio invisível” para desestabilizar a economia chilena e impedir que a América Latina se tornasse um “sanduíche vermelho” com Cuba de um lado e Chile do outro. Isso limitou ainda mais a capacidade do Chile de importar tecnologia dos EUA.
Como resultado, Beer e a equipe chilena bolaram uma maneira engenhosa de criar a rede de processamento de dados necessária para conectar as fábricas do país ao centro de comando: ligariam o computador desatualizado que tinham para o projeto a outra tecnologia que não era o estado-da-arte: a máquina de telex – ou melhor, várias centenas deles. E funcionou.
Em 1972, uma greve nacional que chegou a incluir quarenta mil motoristas de caminhão jogou o país em um estado de emergência e interrompeu a distribuição de alimentos, combustível e matérias-primas para a produção nas fábrica. O governo usou a rede telex criada para o Projeto Cybersyn para determinar quais estradas estavam abertas, coordenar a distribuição de recursos-chave e manter a produção fabril.
A rede Cybersyn melhorou a comunicação governamental e aumentou substancialmente a velocidade e a freqüência com que o governo poderia enviar e receber mensagens ao longo do país. Lhe faltava a sofisticação tecnológica da ARPANET, o sistema de comunicações militares dos EUA que foi o precursor da Internet e um contemporâneo do sistema telex do Chile. Mas a rede chilena utilizava menos recursos técnicos a um custo menor e mostrou-se altamente funcional, não obstante. Tecnologias mais antigas foram criativamente reavaliadas e combinadas com outras formas de inovação organizacional e social.
Novas tecnologias não são realmente tão imateriais como muitos pensariam. Muitas vezes falamos de nossos dados sendo armazenados “na nuvem” – uma noção que implica uma falta de fisicalidade. Mas fazendas de dados [‘data farms’] dependem de quantidades substanciais de recursos naturais. Um centro de dados de 15 megawatts pode usar até 360.000 litros de água por dia, e o recém-concluído NSA Utah Data Center exige um milhão de galões de água por dia e 65 megawatts de energia. Uma transformação progressista de novas tecnologias encorajaria maior seletividade na coleta de dados e desafiaria a prática de armazenar grandes quantidades de dados simplesmente porque nós podemos.
O Projeto Cybersyn também demonstra que mais pode ser feito com menos. O projeto chileno não tentou copiar a forma soviética de cibernética econômica, que recolhia uma fartura de dados de fábrica e os enviava para uma hierarquia centralizada de centros de computação para posterior processamento. Realizava a mesma tarefa ao transmitindo apenas dez a doze índices de produção diários de cada fábrica e fazendo com que os modeladores de fábrica passassem mais tempo identificando cuidadosamente quais índices eram os mais importantes.

4. Proteção da privacidade pode significar a diferença entre um sistema abusivo e um sistema que protege e promove a liberdade humana.

Proteger a privacidade é fundamental para evitar abusos de controle centralizado. Novas inovações tecnológicas, como smartphones, o uso crescente de análises baseadas em dados e o impulso para criar cidades inteligentes e uma “Internet das coisas” facilitam a coleta de dados e permitem a gravação de grandes quantidades de atividades humanas e não-humanas
Na década de 1970, críticos caracterizavam o Projeto Cybersyn como uma forma de controle autoritário e centralizado, pois ele coletava dados sobre as atividades das fábricas e os canalizavam para o governo chileno. A revista New Scientist, por exemplo, publicou um editorial que declarava [10]: “Se este [Projeto Cybersyn] for bem sucedido, Beer terá criado uma das armas mais poderosas da história”.
Mas tais interpretações confundiam como o sistema realmente operava. A má interpretação era muitas vezes ideológica – no Chile elas estavam ligadas a críticas mais gerais ao governo de Allende pela oposição política de direita, que afirmava que o governo estava destruindo as liberdades civis chilenas. [11]
Na verdade, o Projeto Cybersyn não funcionava como uma forma de controle centralizado abusivo porque incluía mecanismos para proteger e preservar a autonomia de fábrica. Essas proteções foram projetadas no próprio design do sistema. O governo, por exemplo, poderia intervir em atividades de chão de fábrica somente depois que o software detectasse uma anomalia de produção e a fábrica não conseguisse resolver a anomalia dentro de um período de tempo definido.
Limitações humanas e tecnológicas colocavam uma restrição adicional sobre a intervenção governamental. Operadores da fábrica, por exemplo, não conseguiam monitorar milhares de índices de produção por dia, mas poderiam rastrear dez a doze dos mais importantes. Limitar o número de indicadores também tornou mais fácil para o software detectar as emergências mais urgentes que precisassem de ação governamental. No entanto, exigia que os engenheiros chilenos tomassem decisões sobre quais dados o governo realmente exigia.
Tais limitações tornavam a maior parte da atividade da fábrica invisível ao governo chileno, preservava a liberdade e protegia os trabalhadores chilenos de abusos orwellianos. Elas criavam uma camada de privacidade que poderia ter permitido que os trabalhadores participassem da gestão econômica sem o controle excessivo de burocratas estatais.
A arquitetura de Beer do Projeto Cybersyn também dava aos trabalhadores uma maneira de entender como esta forma de regulação baseada em dados funcionava, lhes permitindo criar os modelos de fábrica que formavam a base do software Cybersyn. Teoricamente, lhes permitiu abrir a caixa preta do computador e compreender o funcionamento do processamento analítico ocorrendo dentro dele.
Apenas teoricamente, porém, porque o governo Allende foi interrompido por um golpe militar que resultou na morte do Presidente Allende e pôs fim à democracia chilena durante os próximos dezessete anos. A ditadura militar e as políticas econômicas, muitas vezes descritas como “tratamento de choque neoliberal”, puseram um fim no trabalho do Projeto Cybersyn antes de sua conclusão. Para os defensores do liberalismo econômico, não fazia sentido ter um sistema de computador que ajudasse o Estado a regular a produção industrial.
No entanto, a estrutura de Beer é útil porque nos lembra a importância não apenas da transparência computacional, mas de controle democrático. Se o código for lei, como Lawrence Lessig propôs [12], o código usado nas novas tecnologias que moldam nossas vidas não devem ser domínio exclusivo de engenheiros e programadores.

5. Precisamos pensar grande, porque a tecnologia por si só não criará um mundo melhor.

Precisamos pensar em termos de sistemas em vez de soluções tecnológicas rápidas. As discussões sobre cidades inteligentes, por exemplo, se concentram normalmente em melhores infra-estruturas de rede e no uso de tecnologias de informação e comunicação, como sensores integrados, aplicativos de telefones celulares e serviços on-line. Muitas vezes, o pressuposto subjacente é que tais intervenções melhorarão automaticamente a qualidade da vida urbana, facilitando o acesso dos residentes aos serviços governamentais e fornecendo ao município dados para melhorar a manutenção da cidade.
Mas esse determinismo tecnológico não oferece uma compreensão holística de como tais tecnologias podem afetar negativamente aspectos críticos da vida urbana. Por exemplo, o sociólogo Robert Hollands [13] defende que iniciativas de cidades inteligentes centradas na tecnologia podem criar um influxo de trabalhadores tecnologicamente alfabetizados e exacerbar o deslocamento de outros trabalhadores. Elas também podem desviar recursos da cidade para a construção de infra-estruturas de computadores e para longe de outras áreas importantes da vida da cidade.
Ele afirma que cidades inteligentes progressistas devem primeiro tentar entender as interações humanas nos ambientes urbanos e como elas produzem sistematicamente desigualdades de poder. As tecnologias devem então ser integradas nos ambientes das cidades de forma a melhorar estas disparidades.
Beer compartilhava a perspectiva de Hollands. Em todo o Projeto Cybersyn, Beer repetidamente expressou frustração de que a Cybersyn fosse vista como um conjunto de soluções tecnológicas – uma sala de operações, uma rede de máquinas de telex, um simulador econômico, um software para acompanhar dados de produção – ao invés de uma forma de reestruturar a gestão econômica chilena.
Beer estava interessado em entender o sistema de gestão econômica chilena e como as instituições governamentais poderiam ser alteradas para melhorar os processos de coordenação. Ele via a tecnologia como uma forma de mudar a organização interna do governo do Chile.
Se estivesse vivo hoje, Beer certamente lamentaria que iniciativas de governo eletrônico para colocar os formulários existentes on-line ou informatizar os processos existentes perdem oportunidades para tornar as próprias organizações mais eficazes.
Devemos resistir ao tipo de “determinismo de inovação” apolítico que vê a criação do próximo aplicativo, serviço on-line ou dispositivo em rede como a melhor maneira de levar a sociedade à frente. Em vez disso, devemos nos forçar a pensar criativamente em maneiras de mudar a estrutura de nossas organizações, processos políticos e sociedades para melhor e sobre como novas tecnologias podem contribuir para esses esforços.
Os desafios enfrentados pelos protagonistas da Cybersyn não eram exclusivos de sua época – teremos problemas semelhantes. Embora o projeto estivesse longe de ser perfeito, suas lições não devem ser ignoradas por aqueles buscando um futuro onde a tecnologia seja democraticamente aproveitada para o bem social.
Tradução: Everton Lourenço

Notas

[4] ver também ‘Bill Gates, Socialista?’, de Leigh Phillips. [N.M.]
[6] ver também ‘Inovação Vermelha’, de Tony Smith. [N.M.]
[9] ver ‘Obsolescência Planejada: Armadilha Silenciosa na Sociedade de Consumo’, de Valquíria Padilha e Renata Cristina A. Bonifácio. [N.M.]
[11] Uma Direita que contra Allende, ironicamente, apoiou um golpe e um governo ditatorial sanguinário, de uma crueldade marcante, onde qualquer ideia de liberdade civil não passava de um sonho distante. [N.M.]
FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÁQUINA À VAPOR