M. C. ESCHER

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

EM 2017

Na véspera do Ano Novo, um dos usuários da rede social russa VKontakte publicou uma série de slides de 1960 em que autores profetizaram como deveria ser o ano de 2017.

Aqui há de tudo: trens nucleares, Skype, submarinos-toupeiras, energia do méson e várias outras coisas. A Sputnik convida a fazer esta viagem ao passado e ver como o homem soviético esperava viver em 2017.

Como seria o mundo se a União Soviética não apenas ainda existisse, mas também se tivesse espalhado o comunismo por todo o planeta?

Um exercício de imaginação nessa linha veio à tona em 1960 - mais especificamente a coleção de slides Em 2017, um relato fictício que se passa a poucos dias do centenário da Revolução Russa.

Nesse mundo imaginado, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sobrevive à desintegração de 1991 (algo perfeitamente possível de se conceber em 1960) e se vê mais poderosa do que nunca.

Os soviéticos, por exemplo, têm uma ferrovia que cruza o Estreito de Bering - que os separa geograficamente dos EUA - e construíram uma represa capaz de deter as correntes frias do Ártico.

De autoria de V. Strukova y V. Schevchenko, e ilustrado por L. Smekhov, o material foi publicado em 44 tiras de negativos para o Diafilme, um projetor de slides doméstico que se usava nos anos 1960.

Em 2017 voltou à tona no início de janeiro, quando o russo Sergey Pozdniakov publicou as tiras em sua conta no VK, a principal rede social russa.

Pozdniakov disse à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, que os negativos pertenciam a seu avô e tinham sido comprados em 1962 em um mercado de Moscou. O neto decidiu digitalizar as tiras porque elas estavam se deteriorando.

Apresentamos aqui os 44 negativos, que fazem parte do relato imaginado da experiência da excursão de uma turma escolar soviética, protagonizada pelo menino Igor - as crianças visitam Uglegrado, uma cidade construída sob o Ártico e que vive em eterna primavera.

Enquanto visitam o local, "imperialistas" causam uma explosão que põe em risco a vida do planeta.

FONTES: 
BBC Brasil​ 
SPUTNIK 

Artista L. Smekhov
Produção do estúdio "Diafilme", 1960.






2. Quem não se importa com o futuro? O que é isso? Quem não quer olhar para o próximo século? Lendo livros de ficção científica, conhecendo os cálculos de cientistas e projetos de engenharia arrojados, você pode desenhar uma imagem do futuro.



3. Então, vejamos o futuro, avançaremos 50-60 anos. Talvez, na véspera do centenário da Grande Revolução de Outubro, os mesmos alunos que você, no nível da geografia, assistirão a um panorama cinematográfico sobre o passado recente e o presente de seu país, um filme sobre como o povo soviético remarca a natureza pela paz e pela felicidade na Terra.



4. Aqui estão os alunos de 2017 no cinema educacional. Uma recepção especial do cinema - "lupa" permite que eles observem como a nova imagem do país foi criada.



5. Os rapazes viram como as pontes sobre os desfiladeiros de montanhas sem fundo se estendiam umas às outras...



6. Quantas explosões atômicas atacadas com precisão cortaram colinas desnecessárias e atravessaram canais...



7. ...como o Ob e Yenisei voltaram e correram para o Mar Cáspio. Este mar recém-afogado passou a ter rios novos e cheios de fluxo.



8. As crianças ouviram a voz do locutor: Mas a barragem através do estreito de Bering. Sobre isso, você vê? - trens atômicos estão correndo. A barragem bloqueou o caminho para a corrente fria do Oceano Ártico, e o clima do Extremo Oriente melhorou.



9. Então a superfície da Terra pareceu derreter, e foi possível ver o que estava sendo feito nas entranhas da terra. Nas profundezas dos vulcões, os barcos de toupeiras subterrâneos, de aço especialmente resistente ao calor, atravessavam as minas para fontes eternas de energia.



10. Então a Terra desapareceu. No espaço mundial, foguetes fotônicos, navios interestelares, voavam quase à velocidade da luz, dirigindo-se ao sistema planetário mais próximo e distante - Alpha Centauri.



11. Quando a sessão do filme terminou, o professor de geografia Nikolai Borisovich lembrou que amanhã a classe vai em uma excursão para a cidade subterrânea de Uglegrad, localizada no Círculo Ártico.



12. Na manhã seguinte, Igor acordou com um leve clique no nariz. Então, acordou seu relógio de parede, inventado por brincadeira por seu pai, um dos controladores do Instituto Central de Controle Meteorológico.



13. Apertando os olhos, o menino viu a macia mão de plástico que acabava de acordá-lo, puxou de volta para a caixa do relógio. "Hoje vou ver com meus próprios olhos Uglegrad!" Igor pensou felizmente.



14. Mamãe não estava na cozinha, mas deixou uma nota - uma tarefa para uma máquina culinária inteligente. "Meu café da manhã favorito!" - o menino estava encantado.



15. Igor arrumou suavemente a unidade e jogou uma nota na ranhura. Ao executar a tarefa, os raios invisíveis sentiram o esboço das letras na nota, as bolas automáticas mediam o que era necessário, facas especiais cortaram rapidamente vegetais.



16. De repente, uma voz de mãe sonora veio do escritório de seu pai.



17. Mamãe olhou a partir da tela da TV. Ela ficou no convés do navio. Aqui está um jardim de infância, em que estavam seus filhos mais novos. "Ele conseguiu com café da manhã?", Perguntou mamãe, sorrindo.



18. "Você ... no Mar Negro?" - Igor ficou surpreso. - "Estou em uma viagem de negócios - estou inspecionando os jardins de infância flutuantes do Mar Negro e, ao mesmo tempo, visitei meus amigos ... Diga ao seu pai por telefone que vou voltar apenas amanhã"



19. Meia hora depois, Igor já estava longe da capital. O Ártico encontrou as chegadas com uma tempestade de neve frenética. Os moscovitas estavam cercados por trabalhadores locais.



20. Antes que os turistas abriam a escotilha, e uma grande variedade de escadas rolantes os derrubaram.



21. Então todos cavalgaram nas ruas de Uglegrad. O ar cheirava ao delicado aroma de lima. Olhando as pessoas tomando banho de sol na praia sob uma lâmpada de quartzo, era difícil acreditar que uma tempestade de neve estava furiosa acima.



22. E nos arredores das grandes colheitadeiras de aço mordidas na raça. O engenheiro-chefe da Uglegrad, Vladislav Ivanovich, contou um monte de coisas interessantes para os alunos.



23. Nós temos aqui, sob a terra, a eterna primavera reina, - ele contou com orgulho -, mas aqui o clima caprichoso nos arranca o horário de envio da produção.



24. E uma estação meteorológica voadora em construção não conseguiu lidar com os caprichos do clima ártico? Perguntou Nikolai Borisovich. Os caras esperavam com interesse pela resposta do engenheiro-chefe.



25. Enquanto as ações da estação de vôo são temporárias - disse Vladislav Ivanovich. - E criar condições para um fluxo contínuo de mercadorias só pode ser um metro interurbano em todo o Ártico.



26. Aqui está um modelo de uma nova construção da terra - uma máquina de perfuração de alta velocidade. Este fazendeiro trabalhará em energia méson recentemente descoberta, o que aumentará a taxa de penetração por três vezes.



27. E a estação meteorológica voadora tem um excelente futuro. A pessoa irá pressionar os botões de rádio no escritório - e o carro vai voar e pacificar o furacão, destruir a tempestade.



28. Os alunos aprenderam sobre o que a estação de voo poderia fazer em breve...

No momento em que Vladislav Ivanovich estava falando com eles em seu escritório, em Moscou, no Central Weather Institute, o meteorologista meteorologista do país e o gerente do tempo de carga, o pai de Igor, Yevgeny Sergeyevich, discutiu as mensagens de emergência recebidas da região do Pacífico.



29. Acabei de denunciar, - disse o meteorologista, - que os últimos imperialistas, escondidos em uma ilha distante, experimentaram armas de mesões proibidas. Durante o teste, ocorreu uma explosão de força sem precedentes, que destruiu toda a ilha e simultaneamente causou perturbações na atmosfera do planeta.



30. É por isso que nossa esperta máquina de previsão de hoje, de repente, previu uma tempestade de 12 pontos no Mar Negro, embora a previsão de ontem fosse favorável! Exclamou Yevgeny Sergeyevich.



31. A explosão no Pacífico Sul traz consigo terríveis tempestades e tempestades. Precisamos salvar as pessoas com urgência! O principal meteorologista disse resolutamente. "A nossa estação de voo está pronta?



32. O cérebro de Evgeny Sergeyevich atingiu um pensamento terrível. Navios ... Jardins de infância flutuantes ... E há uma esposa, Nina, Vitya. O furacão está se aproximando a cada minuto. E a estação ainda não está equipada com controle de rádio.



33. Pediremos permissão para voar pessoas para fora com a estação de controle do tempo ", disse o meteorologista principal. "Nós vamos nos voar". Claro, corremos o risco de nossas vidas. Mas devemos salvar as crianças, os marinheiros, os navios.



34. A permissão de partida foi recebida. E agora, além da janela da estação meteorológica voadora, colunas de alta água já estão correndo. Eles alcançam as nuvens.



35. A costa do Mar Negro piscou no aparelho de TV na estação. Um enorme pilar de um tornado explodiu nos telhados das casas, rasgou árvores antigas.



36. O principal meteorologista baixou as janelas para as janelas. O laboratório foi supervisionado pelos técnicos de laboratório. O fogo corta os olhos mesmo através do copo preto ... Afinal, a estação emitiu mesões de energias sem precedentes. Radiação lutou com um tornado.



37. Quando, finalmente, os relâmpagos do méson foram desligados e os óculos pretos foram levantados, o tornado, como por magia, desapareceu. A estação de controle de tempo de voo salvou centenas de pessoas.



38. A explosão no sul do Oceano Pacífico, ameaçando o perigo mortal da costa do Mar Negro, se fez sentir na capital. Grey, lodo impenetrável deslizou pelo céu abatido.



39. Mas a capital estava se preparando para o feriado. Nas ruas, um extraordinário avivamento foi sentido. Os moscovitas se armaram um novo jornal com relatos de novas realizações da ciência soviética no gerenciamento do tempo.



40. E de repente as nuvens se separaram, e as colunas de luz dourada caíram nas casas e nos parques. O corredor brilhante ampliou-se.



41. Uma estação meteorológica voadora estava lentamente flutuando sobre a cidade. A capital jubilosa estava se preparando para o 100º aniversário da Grande Revolução de Outubro. Este triunfo coincidiu com a grande vitoria da ciência soviética sobre a natureza.



42. Quando o pai de Igor emergiu da estação meteorológica voadora, seu filho não conseguiu escapar dessa vez, abraços especialmente fortes.



43. Ao voltar a casa, Igor e seu papai ligaram à mamãe e irmãos pequenos para ver que com eles, graças à estação meteorológica, está tudo bem.

À noite, Yevgeny Sergeyevich ligou a televisão e chamou o navio a motor "Kakheti". Na tela, a esposa estava sorrindo, e Nina estava ao lado dela e gritou: "Pai, nós tivemos uma chuva tão quente e quente!



O FINAL
Editor E. Kovtiashvili

Editor artístico A. Morozov

D-212-60 B02260

Estúdio "Filmstrip"

Moscou, Centro, Starosadsky per., D. 7




Um comentário:

MÁQUINA À VAPOR